Discursos

Abaixo, um trecho do escrito “A Maldição da Árvore – para os fazedores de desertos”. Nele Pedro Bruno deu voz a uma árvore, num vigoroso libelo contra a insensata devastação da natureza.

“Homem! Eu sou uma eterna ressureição, revivo nas sementes que espalho em torno de mim, fecundo a terra, alimento os pássaros, enquanto em redor de minha sombra se levantam selvas soberbas, tu homem, carne inútil, só, desolado, sem ter dado à terra senão a inutilidade de ti mesmo espalhas a morte para poder viver.

Enquanto minha carne é fogo e chama, é vida, a tua espanta, afugenta, repugna.

Homem! Eu vivo como tu, maior que tu, levanto-me mais alto desta minha sombra mais longe, mais fresca, minha fronde abrange mais espaço agasalhando muitos pássaros que se desfazem em cantos.

Enquanto me levanto para te cobrir do sol, tu homem egoísta, na pequenez de tua sombra abrigas-te ti mesmo.

Reflete homem! De alma rude, no exceder de tua fúria ignóbil, não destróis somente nossas vidas, tu mesquinhas tua raça, enfraqueces teu cérebro embruteces tua alma, manchas teu passado, avilta tua Pátria.

Cada vez que ultrajes e deturpes a natureza mãe, mais te tornas indigno de viver em século de luz.”

 

 

Sobre Carlos Gomes, durante inauguração do busto do compositor:

Inauguração do busto de Carlos gomes

“Minhas Senhoras! Meus Senhores.

Fica-se assombrado falar de um nome que com seu talento encheu uma época de sua Pátria. Seus poemas cantados na voz dos cantores, nas cordas dos violeiros e nos turbilhões sonoros das orquestras são o acervo de glórias que o Brasil se orgulha e nós nos ufanamos.

Carlos Gomes é parte integrante das maiores glórias que nobilitam a terra dos Pindoramas.

Saiu de sua terra ignorado e só voltou ao pátrio lar irradiando o fulgor de seu gênio engalanado de louros.

Voltou trazendo uma braçada de messes glorificadoras, entrando nos umbrais da história, como um herói vencedor penetra pela imortalidade adentro. Carlos Gomes foi a expressão sonora de uma raça onde três elementos tentavam construir uma nacionalidade acentuadamente brasileira.”